sexta-feira, 14 de novembro de 2008

SISTEMA ELEITORAL NORTE-AMERICANO

"Os Estados Unidos da América são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciario pertence aos tribunais. Cada estado elege ainda o seu próprio governador (chefe do executivo) e um congresso. Ainda há a possibilidade de, durante o pleito presidencial, os eleitores de um Estado aprovarem ou não projetos de lei relativos a diversas questões.

Embora a Constituição americana curiosamente sequer mencione a existência de partidos políticos, toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até a eleição de um presidente, está vinculada ou ao Partido Republicano ou ao Partido Democrata. Os primeiros são mais conservadores do ponto de vista político, institucional e da moral e dos costumes, ao passo que os segundos possuem maior preocupação em relação aos problemas sociais e aos direitos humanos."

Fonte:Wikipédia

A proposta de trabalho é fazerem uma pesquisa e elaborarem uma apresentação sobre como funciona o sistema eleitoral norte-americano.

Podem consultar estes sítios:

1.

2.

3.

Trabalho de alunos da Esc.Sec. Martins Sarmento + Anexos

e outros ...

Não se esqueçam de referir as vossas fontes.

Bom Trabalho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Stora tou com uma duvida :S As eleiçoes primárias sao feitas dentro do propio partido ou sao do povo ? É que num site diz uma coisa, e noutro, outra :S

Ass Miriam

Se me poder adicionar ao msn : candrade62@hotmail.com