glitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter text
glitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter textglitterbank.com glitter text

sexta-feira, 14 de março de 2008

Modelo matemático português diz ser possível erradicar a malária

" Pela primeira vez, um modelo matemático mostra que a erradicação da malária é possível. O modelo estudou a transmissão doença, que infecta por ano 200 a 500 milhões de pessoas e mata um a dois milhões, e foi desenvolvido por cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, em colaboração com colegas britânicos no Quénia.
(...) Segundo revela Gabriela Gomes ao Público, embora variável, é grande a percentagem da população que constitui o reservatório da malária escondida, podendo ir dos dois por cento, nas regiões de baixa transmissão da doença, aos 90 por cento nas regiões de alta transmissão.

Assim, e para ter uma ideia do quão importantes são os assintomáticos na transmissão da malária, os cientistas aplicaram o modelo às admissões hospitalares de crianças em oito zonas endémicas (Quénia, Gâmbia, Malawi e Tanzânia), verificando-se que a estimativa do papel destes infectados se ajustava à realidade.

Visto isto, as medidas de erradicação devem ter em conta, não só o extermínio dos mosquitos ou o tratamento de doentes sintomáticos, o reservatório escondido da malária, tratando-o com fármacos antimaláricos. Se tal for feito, o modelo mostra que há um limiar a separar o estado endémico de outro livre da malária, em zonas de transmissão moderada.

Mas a cientistas avisa que nas zonas de alta transmissão, esta medida não chega, acrescentando que “são necessárias medidas adicionais, como secar pântanos e usar redes antimosquitos, para as transformar em regiões de transmissibilidade intermédia”. E então aplicar os fármacos.”Este modelo é muito poderoso, porque permite determinar alvos quantificáveis para reduzir a transmissão da malária e combater a doença", diz ao diário o principal autor do trabalho, Ricardo Águas, do IGC. "

Ai de quem me pergunte para que é que serve a Matemática...

Que tal : para mudar o mundo!!!

Bjinhs ***

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao prestei mta atenção ao filme mas axei interessante o argumento. Nao sei quem o fez mas nao m lembraria de fazer uma sucessao progressiva cm historia para um filme..nao msm.
Ms percebi que a sua ideia era msm provar.nos que a matematica esta em todo o lado...la sabe, nao irei discutir.

Fred