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sexta-feira, 14 de março de 2008

Divirtam-se, descansem,... até breve!!!


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Modelo matemático português diz ser possível erradicar a malária

" Pela primeira vez, um modelo matemático mostra que a erradicação da malária é possível. O modelo estudou a transmissão doença, que infecta por ano 200 a 500 milhões de pessoas e mata um a dois milhões, e foi desenvolvido por cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, em colaboração com colegas britânicos no Quénia.
(...) Segundo revela Gabriela Gomes ao Público, embora variável, é grande a percentagem da população que constitui o reservatório da malária escondida, podendo ir dos dois por cento, nas regiões de baixa transmissão da doença, aos 90 por cento nas regiões de alta transmissão.

Assim, e para ter uma ideia do quão importantes são os assintomáticos na transmissão da malária, os cientistas aplicaram o modelo às admissões hospitalares de crianças em oito zonas endémicas (Quénia, Gâmbia, Malawi e Tanzânia), verificando-se que a estimativa do papel destes infectados se ajustava à realidade.

Visto isto, as medidas de erradicação devem ter em conta, não só o extermínio dos mosquitos ou o tratamento de doentes sintomáticos, o reservatório escondido da malária, tratando-o com fármacos antimaláricos. Se tal for feito, o modelo mostra que há um limiar a separar o estado endémico de outro livre da malária, em zonas de transmissão moderada.

Mas a cientistas avisa que nas zonas de alta transmissão, esta medida não chega, acrescentando que “são necessárias medidas adicionais, como secar pântanos e usar redes antimosquitos, para as transformar em regiões de transmissibilidade intermédia”. E então aplicar os fármacos.”Este modelo é muito poderoso, porque permite determinar alvos quantificáveis para reduzir a transmissão da malária e combater a doença", diz ao diário o principal autor do trabalho, Ricardo Águas, do IGC. "

Ai de quem me pergunte para que é que serve a Matemática...

Que tal : para mudar o mundo!!!

Bjinhs ***

segunda-feira, 10 de março de 2008

Pay it Forward - Favores em cadeia - 11º G -




Fica aqui um resumo da nossa "sessão de cinema" de hoje.

Era sobre a Matemática, mas também sobre a vida...

Na verdade, não há vida sem Matemática.

Comentários ...


***

quinta-feira, 6 de março de 2008

Testes...


Fiquei com a sensação que a maior parte ficou como estes bonecos, um bocadinho sem saber por onde ir...

Aproveitem para desabafar!

10º G - Os mesmos de sempre (sabem quem são) não sei muito bem o que querem e andam a fazer :S ... Os restantes que têm trabalhado e se têm empenhado penso que não foi assim tão complicado, digam coisas...

11º G - Acho que o facto de andarem naquela agitação constante - que já vai sendo o vosso estado normal - não ajuda, a concentração é essencial e estudar sempre... não chega de véspera!
Espero francamente que a coisa acalme, caso contrário o resto do ano lectivo não vos vai ser muito favorável :(
Concentrem as energias no estudo e vão ver que vale a pena!

Quero deixar uma palavrinha aos que eu acho que muito se empenharam, deu para notar a diferença... Continuem!!!

PS: Já que gostaram tanto dos legos


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segunda-feira, 3 de março de 2008

Modelos de Crescimento Linear e Modelos de Crescimento Exponencial

Olá ,

então como prometido aqui estão os problemazinhos para se entreterem até ao teste ;-)

Modelos de Crescimento Linear

Modelos de Crescimento Linear + Modelos de Crescimento Exponencial

Obrigado Daniela Blue !

Bom trabalho, e qualquer coisa... no sítio do costume... :D

Bjinhos ***